Ben Horowitz, autor do livro, é um dos empreendedores mais respeitados e experientes do Vale do Silício, fundador de empresas de software como a Opsware e um dos maiores fundos de Venture Capital da história a Andreessen Horowitz conhecido como a16z, ao qual já investiu mais de USD2.7 bilhões em 773 empresas de tecnologia, liderando a governança de 281 delas até abril de 2020 e ainda, das quais obteve 123 exists, vendas dessas empresas investidas.
Em seu livro Horowitz explora os desafios do líder, fundador de empresas, de como gerir pessoas e diretores executivos ao longo de seu empreendimento contando como demitir, rebaixar, se preparar contra mentiras e criar soluções de verdade para atingir grandes resultados. Startups e empresas precisam treinar muito bem suas pessoas para aumentar sua produtividade, aumentar sua gestão de desempenho, garantir qualidade de produto, reter seus funcionários e explica a importância de implementar um belo programa de treinamento. Desmembra assim o livro falando principalmente sobre a gestão de pessoas, mas também sobre produtos e lucratividade. Em pessoas, entra a fundo nas dores que empreendedores enfrentam no ambiente de trabalho tendo como maior desafio o treinamento e gestão de pessoas. Dá dicas de como contratar adequadamente, gerir problemas de gestão do dia-a-dia, lidar com políticas internas, lidar com diferentes perfis de pessoas sejam elas mais ou menos inteligentes, mais ou menos velhas com objetivo de atingir uma real cultura de empresa que a tornara perene e bem sucedida. E diz: “se sua empresa for um bom lugar para trabalhar, é possível que ela dure o suficiente para que você alcance a glória.
Horowitz também explica como escalar sua empresa em momentos de dificuldade. Neste cenário explica os jogos de cintura que os diretores e líderes precisam ter em momentos difíceis para motivar, encorajar, criar e avaliar muito bem seus diretores e funcionários. No último capítulo explica que a principal regra do empreendedorismo é que não existem regras e, que a criatividade e responsabilidade devem ser elaboradas com atenção. E conclui sobre como permanecer grande e refletir sobre a venda de sua empresa. O livro é um verdadeiro arsenal de técnicas e direcionamentos para gestão e liderança de empresas.
Dentre as diversas dicas e conceitos abordados por Horowitz, desmembro abaixo alguns breve exemplos de importantes tópicos e diretrizes já colocadas por ele as quais são aprofundadas em seu livro:
Em situações problemáticas onde grandes demissões faz-se necessário é muito importante que sua empresa seja ao máximo transparente com todos seus funcionários para passar:
- Confiança;
- Resolver a situação com mais cabeças;
- Em toda cultura empresarial as más notícias correm enquanto as boas andam devagar.
Ao fazer demissões coletivas devemos:
- Sempre estar com a cabeça no lugar;
- Não demorar para comunicar as pessoas, boca a boca é muito rápido;
- Ter claro para si mesmo porque você está demitindo o pessoal;
- Treine seus gerentes para eles saberem demitir adequadamente;
- Fale com toda empresa antes de demissões coletivas;
- Seja visível, esteja sempre presente mesmo após avisar seus funcionários que a empresa cortara gastos e coloque-se a disposição para tirar dúvidas das pessoas;
Sobre demissão de executivos:
- Analise sempre as causas de sua demissão. Porque se você precisa demitir seu diretor de vendas, como exemplo, não é porque ele é ruim; é porque você é ruim, um mal gestor, ou seja:
- Você desde o começo não conseguiu definir corretamente o que deseja;
- Você não contratou um executivo por causa de seus pontos fortes, mas porque não encontrou pontos fracos nele;
- Você pode ter contratado muito cedo um especialista em empresas grandes quando a sua ainda é pequena;
- Saiba que você não fez uma contratação para uma posição genérica. As diretorias mudam os gerentes mudam e você não necessariamente terá um mesmo diretor sempre, a empresa está em constante mudança e o diretor que você precisa hoje não é o mesmo que precisa amanhã.
- Pode ser que o executivo não tinha ambição sadia;
- Você pode não ter conseguido integrar o executivo;
- Explica como demitir um amigo leal que estava desde o início em sua empresa. “Devemos decidir e sabermos que a notícia vai gerar vergonha e sensação de traição ao amigo e por isso você deve ter muita clareza em sua mente sobre o que decidiu e o que pretende fazer. Esteja preparado para caso o funcionário queira deixar a empresa e se você realmente precisa dele, busque substituí-lo por uma gerência, diretoria nova”.
Assim como explora a gestão dos empresários e diretores executivos, orientando os no que devem ou não fazem como os exemplos abaixo:
- Não devem carregar todo o piano sozinhos;
- Não devem levar situações profissionais de dificuldade para o pessoal;
- Se você busca a grandeza, este é seu desafio, se não quer, não deveria sequer ter fundado uma empresa.
- Obtenha apoio e compreensão dos membros para as difíceis tarefas que terás de cumprir;
- Reveja sempre o pacote demissional de diretores executivos;
- Preserve a reputação do executivo demitido. É muito provável que seu fracasso tenha sido causado por toda a equipe.
São muitas as dicas e maneiras sugeridas por Horowitz para conseguir passar por situações difíceis e obter sucesso, um verdadeiro livro de cabeceira para qualquer empreendedor!