A ferramenta de persuasão mais importa que você tem em todo o seu arsenal é a INTEGRIDADE.
A palavra integridade tem origem no latim "integritas", que significa inteireza ou plenitude, relacionada à ideia de ser completo, não fragmentado. Ela expressa a qualidade de ser honesto e ter fortes princípios morais, mantendo coerência entre o que se diz e o que se faz.
A Lúcia Helena Galvão, ensina que integridade é um valor essencial para viver com a verdade. Significa ser fiel com seus próprios valores, mantendo a harmonia entre pensamentos, palavras e ações. Ela enfatiza que viver com integridade é a chave para uma vida autêntica e alinhada aos princípios éticos.
Seja impecável com a sua palavra.
O primeiro dos 4 compromissos da Filosofia Tolteca é sobre ser impecável com a palavra, ou seja, ser integro com o verbo. Leia mais > Os 4 compromissos. Filosofia Tolteca (Don Miguel Ruiz).
Para sempre se lembrar:
Integridade é tudo para um Líder.
- Jamais deixe que forças externas lhe influencia e mexa com a sua integridade.
- Pode custar o que custar nunca se comprometa com alguém que deixou de ser integro.
- I am sorry, not my fault, neither business;
- Para se manter firme e integro você deve sempre ouvir a si mesmo, aos seus valores e princípios.
- Cuidado com quem você anda. Se você andar com 3 pessoas integras será o 4, se andar com 3 mentirosos, será o 4.
- Uma pessoa não integra não é digna de confiança e respeito.
- Divulgar uma notícia falsa é não olhar com profundidade e atenção e pode prejudicar a sua integridade e carreira.
A integridade segundo os 3 grandes filósofos:
- Platão: Defendia que integridade está ligada ao alinhamento da alma, onde cada parte (razão, espírito e desejo) deve cumprir sua função de forma equilibrada. Para ele, ser íntegro é viver de acordo com a verdade e a justiça.
- Aristóteles: Via a integridade como um aspecto da virtude e da ética da excelência, sendo necessário viver de acordo com a razão e praticar as virtudes para alcançar uma vida plena.
- Sócrates: Considerava a integridade como essencial para uma vida virtuosa. Para ele, "conhecer a si mesmo" e agir em conformidade com esse conhecimento eram fundamentais para ser íntegro. Ele acreditava que um homem deve ser coerente entre o que pensa, diz e faz, sendo guiado pela busca do bem e da verdade.