🧠

Plenitude, um dos mindsets mais profundos e difíceis de conviver.

Tags
Mindset
AI custom autofill

Published
🧠

Are you ready? I will, I have been ready!

Sobre estar pronto para agir…

A mentalidade de plenitude é poderosíssima porque está ligada à questão da aceitação, ou seja, rejeitarmos o medo e a necessidade excessiva de preencher algo dentro de nós.

Muitas pessoas buscam algo em excesso como por exemplo: trabalhar ou estudar, e se dedicar excessivamente como uma forma de aprofundar, preencher um vazio e atender a uma cobrança interna em relação a eventuais necessidades para o sucesso ou sabedoria, quando, na verdade, isso é uma cobrança e um fator limitador que nos faz buscar algo constantemente, sem fim.

A mentalidade que devemos aceitar para nos destravarmos é viver em plenitude, viver confiantes e com um nível de aceitação que compreende que, se estamos sempre em busca de algo, acreditando que falta algo, estaremos sempre buscando esse algo. Por outro lado, se entendermos que, na verdade, o trabalho ou o estudo é um processo paralelo e que podemos viver plenos, sem a necessidade de preencher esses vazios inexistentes, nos posicionamos como preparados, como prontos, e não como pessoas sempre em busca de estar prontas. Ou seja, a plenitude nos leva a entender que já estamos prontos. (fonte: H Eker)

Por exemplo, eu vejo isso em minhas análises e estudos: muitas pessoas deixam de ter filhos, pois acreditam que só devem ter filhos quando estiverem prontas, quando tiverem mais dinheiro ou conhecimento de como cuidar de uma criança. Uma vez, tive uma conversa com meu tio que me marcou muito, e ele me disse que não é necessariamente assim. Devemos logicamente saber que um filho custa para se manter, educar e ensinar, porém quem opta por ter filhos sem necessariamente estar “pronto”, enfrenta esse desafio de outra forma, com outra mentalidade, passa a assumir a realidade e a trabalhar para prover para sua família pois alimentou sua mentalidade para o crescimento e não para escassez.

Em contrapartida, muita gente deixa de ter filhos acreditando que precisa enriquecer mais e mais, acumular mais patrimônio, e acaba sempre em busca desse enriquecimento eterno, perdendo um eventual timing de ter filhos. Esse é apenas um exemplo.

A mentalidade financeira de autores como T. Harv Eker, explica como a plenitude é imprescindível para qualquer abundância.

Ele diz: “Lembre-se: o seu mundo interior reflete o seu mundo exterior. Se você não se sente pleno, acabará confirmando essa crença e criando uma realidade em que nunca tem o suficiente.

Por outro lado, se você se sente uma pessoa plena, validará essa crença e gerará abundância”. Por quê? Porque a plenitude é sua raiz e se tornará o seu modo natural de viver. Esse conceito é muito profundo e muito poderoso para fortalecer a mentalidade de crescimento, de abundância e de riqueza.