Resumo do Livro Elon Musk
por Stéfano Helou Frontini – IFLSP, Sócio da Fintech a55
Ao falar de pioneiros, grandes nomes nos vêm à cabeça como os diversos aqui descritos neste livro, porém ao pensar em um pioneiro moderno, futurista, dedico este artigo a quem considero ter a visão mais arrojada para o futuro da humanidade, o empreendedor Elon Musk. Descrevo uma análise de seu passado e características pessoais para entendermos por que e como Elon se transformou em quem é e chegou aonde está.
Elon nunca trabalhou para os outros. Seu primeiro trabalho foi criar a startup Zip2, criada aos seus 23 anos em 1995 junto com seu irmão em Palo Alto, Califórnia. Um software que permitia comunicação entre usuários e anunciantes de jornais metropolitanos como se fosse a junção de um Google Maps com Yelp. Após 4 anos de alto crescimento e investimentos, em 1999 fora vendida por 307 milhões de dólares e Musk em seu primeiro projeto, embolsou 22 milhões de dólares com 27 anos, um belo começo. No mesmo ano, investiu quase todo seu ganho em um novo projeto, um banco virtual de transferências financeiras via e-mail chamado X.com que se fundiu com a Confinity empresa de Peter Thiel e ambos cofundaram o Paypal, o primeiro Banco online, vendido também após 3 anos para o ebay por 1.5 bilhões de dólares em 2002. Com essa Elon embolsou aproximadamente mais 200 milhões de dólares.
Seu perfil empreendedor de risco e ambição não parou, continuou arriscando com seus próprios recursos e investiu logo em seguida 100 milhões de dólares na SpaceX, 70 milhões na Tesla e 10 milhões na SolarCity, empresas que se tornariam seu propósito de vida, todas elas com o objetivo de disruptar a tecnologia do meio de transporte e criar energia limpa no mundo. Algumas pessoas questionam se Elon Musk é um verdadeiro pioneiro pois não conhecem toda sua história. Elon não foi o primeiro a criar o carro elétrico, verdade, o primeiro carro elétrico surgiu em 1884 no século 19, mas sim Elon é um grande pioneiro com suas empresas, descritas abaixo:
- Empresa aeroespacial, SpaceX, fundada em 2002, com missão de levar o Homem ao planeta Marte. Se tornou a primeira empresa aeroespacial privada a lançar foguetes a órbita e levar suprimentos a Estação Espacial Internacional. Hoje em dia compete com os maiores governos e nações e suas indústrias militares como a China, Rússia e os próprios E.U.A. A SpaceX nasceu com mindset, espírito e cabeça de startup do Vale do Silício com metas de disruptar o mercado aeroespacial ao ser a primeira empresas a reutilizar foguetes, algo jamais visto na indústria. Já captou mais de USD3.2 bilhões em 27 rodadas de investimentos de fundos de investimento como Founders Fund, Draper Fisher e Daimler.
- Empresa de veículos elétricos, Tesla, fundada em 2003, tem como missão de comercializar carros elétricos. O primeiro a competir com o gigante mercado automobilista sendo o primeiro a criar uma linha de produção contínua de veículos totalmente elétricos, muito mais eficientes que qualquer veículo a combustão e o primeiro a utilizar baterias de lítio com o primeiro modelo da Tesla, o Roadster. O nome Tesla é homenagem a Nikola Tesla, pioneiro, quem inventou o primeiro motor elétrico. A empresa já captou USD20.4 bilhões em 35 rodadas de investimentos com fundos como Draper Fisher, Vantage Point, JP Morgan, Compass, Valor e Larry Page, entre outros.
- Empresa de painéis solares, Solar City, fundada em 2006. Uma das maiores empresas de instalação de painéis solares do mundo e a maior dos E.U.A. também maior fornecedor de energia elétrica dos EUA. Captou USD2.1 bilhões em 20 rodadas de investimentos de acordo com o Crunchbase. Vendida em 2014 por USD7 bilhões.
Mas como é possível criar três grandes empresas em 4 anos? Uma das grandes características de gestão que o possibilita geri-las é a grande sinergia existente entre elas. A Tesla fornece baterias para SolarCity, os engenheiros da SpaceX e Tesla trocam constantes informações sobre os desenvolvimentos de técnicas, pesquisas e desenvolvimento. Tanto é conhecida esta grande sinergia entre elas que quando alguma delas atinge uma meta, normalmente as ações de ambas empresas sobem. Com sua criatividade e perfil inovador, o visionário e pioneiro Musk é comparado aos precursores da revolução tecnológica do século XX como Thomas Edison, um dos maiores empresários americanos que patenteou mais de 332 projetos como a lâmpada elétrica incandescente e o microfone.
E como um empresário consegue administrar tantas empresas ao mesmo tempo, com mais de 6 mil funcionários na SpaceX e 48 mil na Tesla (dados 2019)? Este artigo foi baseado no livro de sua biografia, escrito pelo jornalista Ashlee Vange ao qual recomendo fortemente para qualquer empreendedor ou pioneiro. No livro Ashlee conta que Elon acordava as segundas-feiras para trabalhar na SpaceX o dia todo e às terças-feiras voava ao Vale do Silício para trabalhar durante dois dias na Tesla e quinta retornava para SpaceX em Los Angeles. Mas esta agenda maluca e responsabilidade só era possível porque, além de sua força mental criada ao longo de sua vida, Elon também tem um forte físico e habilidade de lidar com altos níveis de estresse.
Vamos voltar um pouco no tempo e entender sua infância. Quando pensamos em bases ou pilares de formação, valores e educação, temos que voltar um pouco no tempo para entender o que aconteceu na infância dos pioneiros. Quem eram os avós e pais de Elon? E como eles o influenciaram? Qual a importância da educação na formação de um líder? Quais situações ou experiencias influenciaram em sua formação para torná-lo quem hoje é? Um homem sem medo, focado e extremamente ambicioso.
Tudo começa com seus avós e pais que tinham um espírito muito aventureiro. Viajavam em excursões além dos limites. Tinham uma cultura de aprendizado liberal por muitas gerações e educavam seus filhos para o mundo, para fora, para não ficarem presos em casa, mas para serem capazes de fazer qualquer coisa. Na educação não existia punição, mas uma exigência rigorosa e um olhar próximo para criação de poderosos perfis. Seus avós nasceram nos E.U.A mas se mudaram para África após viverem bons anos no país. Decidiram renunciar a tudo para viver em um lugar novo, aventureiro. Desde cedo, seu avô montava e desmontava seu próprio avião com seu filho, pai de Elon, que também era apaixonado por aviões monomotores e suas tecnologias. Seu avô por ser um grande atleta, desenvolvia muito sua autoconfiança em tudo que fazia. Era muito estudioso e foi um dos maiores especialista da época em dor na coluna com especialização em quiropraxia. Teve sua própria clínica, o que lhe viabilizou ótimas condições financeiras para se aventurar e oferecer um ótimo padrão de vida a seus filhos e netos. Viajava com seu monomotor em diversas explorações pela África e Ásia, muitas vezes sem mapa, sentindo a real adrenalina. Mas faleceu caindo de avião aos 72 anos em 1994, deixando como legado um exemplo de grande instinto aventureiro tomador de alto risco, o que provavelmente refletiu no sangue de seus filhos e netos. Já o pai de Elon, Errol, era engenheiro mecânico e eletricista, o qual trabalhava em projetos de grandes edifícios. Sua mãe, Maye era nutricionista e também tinha perfil empreendedor, administrava sua clínica particular.
Musk nasceu em Pretória em 1971 na África do Sul e vivenciou em na sua infância o Apartheid. Foi influenciado por momentos históricos da cidade como protestos entre brancos e negros, o que fez com que desde então este grande visionário almejasse um novo ambiente. Queria mudar do país para onde tivesse estrutura a acompanhar seus ambiciosos sonhos tecnológicos.
Aos 5 anos de idade tinha uma característica muito forte ao qual constantemente entrava em transe pensando em algo. Focava em fazer uma única tarefa e viajava nas ideias a ponto de parecer que tinha problemas auditivos. Uma das maiores características de Elon foi sua paixão por leitura, que fortaleceu muito seu conhecimento e habilidade de memorização. Desde pequeno, lia até 10 horas por dia e em muito finais de semana conseguia ler até dois livros, em maioria sobre ficção e histórias em quadrinhos. Chegava a encomendar livros para Biblioteca da cidade por falta de opções. Mas consequentemente não sobrava muito tempo para esporte e socialização, nada que o preocupasse, não tinha o perfil de ser social. Mas consequentemente passou uma infância difícil pois sofria muito bullying no colégio, por ser um aluno extremamente estudioso com excelentes notas, sendo assim motivo de gozação e inveja dos outros. Quando não tirava 10, mas um 9, questionava e instigava o professor para conseguir o tão almejado 10. Aos 12 anos criou um código fonte de um vídeo game e foi premiado, tendo seu trabalho publicado numa revista.
Aos 17 anos, decidiu tomar risco e estudar no Canadá. Entrou na Universidade de Queen’s em Ontario. Mas dois anos depois, transferiu seu diploma para Universidade da Pennsylvania nos Estados Unidos. Ter se mudado para o E.U.A o ajudou a ficar próximo da maior potência tecnológica do mundo, o que abre a mente de muitos empreendedores. Se formou como físico e como economista na Universidade de Wharton. Outro ponto interessante de mencionar é que durante seus anos de faculdade Elon não ingeria bebidas alcóolicas, assim como mencionado em seu livro. Era o mais careta da turma. Talvez seja por isso que sua memória se tornou tão boa. Ele teve um rápido currículo acadêmico pois começara a empreender assim que saíra da faculdade. Como era apaixonado por tecnologia e programação, se viu limitado pois na época não existiam muitas empresas que oferecessem um emprego no ramo e, portanto, não teve opção, a não ser empreender e criar a Zip2.
Se tivesse permanecido na África me questiono se o país teria oferecido a ele, a estrutura e o conhecimento suficientes para acompanhar sua mente.
Contando melhor sobre suas empresas, o Paypal também teve casos pioneiros ao ser a primeira empresa de tecnologia com técnicas de combate a fraudes on-line que inclusive foram posteriormente usadas pelo governo americano. Hoje o Paypal vale USD170 bilhões.
Já a SpaceX teve quatro grandes tentativas antes de conseguir viabilizar o lançamento de foguetes ao espaço. Musk passou por muitos momentos difíceis, mas nunca desistiu, pois, sua ambição prevalecia. A empresa chegou a beirar a falência, após seis anos de trabalho e quatro tentativas frustradas, conquistando o sucesso em 28 de setembro de 2008, quando o Falcon1, atingiu a órbita e tornou a SpaceX a primeira empresa privada a cumprir tal missão. O mindset de startup enxuta e alta competitividade possibilitou a empresa a lançar foguetes a custos reduzidos, no valor de 60 milhões de dólares comparados aos 380 milhões de seus concorrentes e assim, com ambas as conquistas se tornou fornecedora da Estação Espacial Internacional e recebeu recursos financeiros suficientes para se manter viva até hoje.
Sobre a Tesla, a empresa tem um grande propósito, sendo considerada a Apple do setor automotivo. Seus carros não são vendidos em uma concessionária, mas pela internet ou em lojas nos shoppings. Os vendedores não ganham comissão para vender, não são ensinados a empurrar um produto ou dar desconto, o carro é para quem merece. Muitas vezes quando a Tesla entregava um novo protótipo de seus carros, Elon costumava pegar o carro na sexta-feira, levar para casa para testá-lo e devolver na segunda-feira com mais de 80 itens memorizados em sua mente para mudanças. Cobrava de seus engenheiros a modificação do projeto e algumas semanas depois cobrava o resultado.
Com todo este sangue nos olhos e tempo limitado é de se esperar que Elon se casou três vezes, uma vez que suas esposas não aguentaram os negócios em primeiro lugar. Talulah Riley foi sua primeira esposa com quem tem seus cinco filhos. Mas perdeu um filho quando mais jovem o que o deixou muito abalado. Elon vive o que vive muito pela origem com que foi criado, pelos valores liberais que fortaleceram sua coragem e tomada de decisão para criar produtos, processos e empresas. Ele toma muito risco assim como seu avô, por acreditar em um bem maior. Um pioneiro impacta a sociedade. Pode ser considerado um gênio da atualidade. Mas quais são as verdadeiras crenças de Elon Musk? Fica claro que o dinheiro é não seu principal objetivo. Busca uma força maior em projetos e propósitos frente a sociedade que por consequência de um árduo trabalho resultam em extraordinários ganhos financeiros.
Mas tudo isso não foi nada fácil. Passou por situações desesperadoras das quais quase tudo foi água abaixo, como em 2008 quando a Tesla e a Space X quase não conseguiram entregar seus projetos a tempo e atrasaram mais do que o esperado, deixando as empresas com pouquíssimo caixa. Coincidindo com uma das maiores crises financeiras do país, a crise imobiliária que colapsou o mercado financeiro. Chegou a ter de colocar todo seu dinheiro nas empresas para que elas não entrassem em falência e teve de pedir dinheiro emprestado para seus amigos para conseguir pagar seus custos de vida num padrão muito inferior ao que vivia. Elon chegou ao ponto de se ver obrigado a pedir mais dinheiro emprestado para pagar seus funcionários, que ao mesmo tempo se mobilizaram proativamente doando seu próprio salário para manter a empresa viva. Este foi o momento mais difícil da história da Tesla e SpaceX. Mesmo assim, sempre acreditou em seus negócios até o último minuto. Não aceitava um não como resposta. Quando mais difícil é uma situação, melhor Elon se sobressai, diz sua mulher.
Foi assim com seu trabalho árduo, sonho grande e persistência que combateu as grandes chances de fracasso. Como ele mesmo diz: “Sim, eu sinto o medo muito forte, mas se o que eu faço e acredito é importante o suficiente, então passo por cima de qualquer medo. Mas não é que penso que não sinto o medo. Eu o sinto mais forte do que desejaria, mas acho que as pessoas evitam o risco. Eu não sei do que as pessoas têm medo, eu acho que elas têm medo principalmente de fracassar.”
Todas suas empresas geraram grandes prejuízos no início para competir com o grande mercado e chegarem aonde estão, porém hoje em dia são geradoras de caixa. Em 2019 a Tesla produziu 367 mil carros elétricos.
Vale lembrar que Musk não fizera nada sozinho, há grandes nomes por trás de suas conquistas, como de seu irmão Kimbal, assim como dos engenheiros e físicos Mueller, Straubel, Eberhard, Marks, entre os melhores talentos que contratou ao longo de sua carreira. Sempre buscou ter os melhores profissionais ao seu lado. Assim como fornecedores que fossem capazes de acompanhar seu ritmo acelerado de crescimento. Sabe-se o quanto nem sempre os fundadores de empresas são as pessoas certas para tocar um negócio e por isso ele buscava pessoas melhores do que ele. Ao mesmo tempo, sempre foi muito objetivo com a troca de pessoas que inviabilizariam seu crescimento. Com perfil similar a de um general: muito rígido, duro, exigente e rápido em tomar decisões. Qualquer engenheiro que dissesse algo não ser capaz ou não cumprisse as metas, tinha seu emprego em grande risco.
Por fim perceba que são diversas as variáveis e situações que formaram o perfil de Elon Musk que chamamos de workaholic, ou seja, viciado em trabalho e que o colocaram aonde está com tantas características e habilidades. Mas existe um alto nível de genialidade em Musk. Em testes de QI obteve nota de 155 que de acordo com o site CelebrityIQ.com, classifica-o entre os grandes gênios como Bill Gates, sendo a média do ser humano aproximadamente 100.
Durante a elaboração deste artigo, notei certas características intrínsecas de Elon Musk que me levou a pesquisar sobre certas patologias e notei que o mesmo pode apresentar critérios para Síndrome de Asperger, doença na qual afeta sua capacidade de socialização e faz com que o indivíduo tenha foco obsessivo e interesse em saber tudo sobre tópicos específicos.
Elon diz que criar tecnologia é como mágica. A 500 anos atrás, as coisas que fazemos hoje não eram nem imaginadas. As pessoas jamais imaginariam poderem andar de avião ou carro ou até mesmo se comunicar por telefone, mas quando os pioneiros falavam de suas invenções, soavam como mágica. Seu trabalho busca revolucionar o transporte na Terra e no Espaço. Sua mente com visão 360 graus, o permite prever tendências e criar negócios revolucionários. Hoje em dia sua fortuna é estimada em USD35.9 bilhões sendo o trigésimo primeiro homem mais rico do mundo. A SpaceX é avaliada em mais de USD20 bilhões e a Tesla em USD100 bilhões até maio de 2020. Sua missão vai além de criar grandes empresas, mas de transformar e mudar a história do mundo e tornar os humanos uma espécie interplanetária. Ele acredita na energia solar pois como o próprio livro diz, “a quantidade de energia solar que atinge a superfície da Terra durante uma hora corresponde ao valor anual do consumo mundial de energia provenientes de todas as outras fontes juntas”.
Finalizo com frases dele como:
“Se houvesse uma maneira de não comer para conseguir trabalhar mais, eu deixaria de comer.”1
“A tendência humana natural é uma ilusão. O desafio para os empreendedores é dizer qual é a diferença entre realmente acreditar em suas ideias e criá-las, ao invés de perseguir algum sonho irreal que na verdade não tem nenhum mérito... Isso é realmente uma coisa difícil de se fazer. Você consegue distinguir a diferença entre essas duas coisas? Seja muito rigoroso em sua própria análise, trabalhe como no inferno. Quero dizer de 80 a 100 horas por semana, todas as semanas. Tudo isso melhora razoavelmente suas chances de sucesso”2.
“A vida não deve ser apenas sobre acordar e querer resolver problemas. Se não qual o ponto disso? Temos que criar coisas que as pessoas achem inspiradoras e faça a vida valer a pena”.3
“Quando algo é importante o suficiente, você o faz mesmo se as probabilidades não estejam a seu favor”4
REFERÊNCIAS
https://finance.yahoo.com/quote/PYPL/ acessado 15 de maio de 2020.
https://www.crunchbase.com/organization/tesla-motors acessado 15 de maio de 2020.
https://www.crunchbase.com/organization/space-exploration-technologies acessado 15 de maio de 2020.
https://www.celebrityiqs.com/intelligence/elon-musk
Livro, Elon Musk, Ashlee Vange
Leia mais: